terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Simulando Confrontos | Espinossauro vs Tiranossauro

Imagem relacionada
A icônica batalha entre o Espinossauro e o T-rex de Jurassic Park
  Tudo começou em Jurassic Park 3 (2001) com uma cena em que acidentalmente o Dr. Alan Grant e seus acompanhantes encontram um Tiranossauro se alimentando de uma carcaça. Grant tenta usar a tática de não se mexer, mas já era tarde demais. Todos fogem desesperadamente até que o Tiranossauro encontra o temível Espinossauro, e lá começa uma batalha de daria muito o que falar com a vitória do novo queridinho do filme: o Espinossauro. Veja o confronto no vídeo abaixo:




Desmentindo a luta: Eu li muito sobre esse assunto, e todos os sites de confiança apontam que o verdadeiro ganhador é o Tiranossauro. Vi muita gente hipócrita e incoerente ao utilizar argumentos duvidosos, ou ainda utilizar a luta do filme como explicação para uma possível vitória do Espinossauro.
 Antes de começar a falar qualquer coisa é interessante deixar claro que eles não viveram na mesma época e local, o Tiranossauro viveu na América do Norte durante a última idade do Cretáceo Superior (Maastrichtiano) e o Espinossauro viveu no norte da África durante a última idade do Cretáceo Inferior (Albiano) e a primeira do Cretáceo Superior (Cenomaniano), ou seja, esse encontro de gigantes nunca aconteceu.
 Agora vamos entender o porquê de o filme estar completamente errado, já começa na própria anatomia do Espinossauro, se o Espinossauro do filme era um dinossauro super forte, ágil e resistente, o da vida real não era bem assim! Já começa com a falta da pequena crista na cabeça, erros de anatomia no crânio, a vela circular na realidade era mais retangular ou quadrada. A anatomia de seus membros é um erro expressivo, já sabemos, das pesquisas realizadas por Ibrahim em 2014, que ele era um quadrúpede e não um bípede. Além disso, era um dinossauro semiaquático que não ficaria perambulando o tempo todo fora d'água.
Tendo em mente que o dinossauro do filme é bem diferente do real Espinossauro, vamos tentar entender porque o Espinossauro, geralmente, perderia: Assim como todos os espinossaurídeos, tinha uma mordida ''fraca'', feita para comer peixes, seu fino e alongado crânio não seria o suficiente para quebrar o pescoço musculoso de um T-rex. Seu corpo esguio não colaboraria já que não era musculoso para um combate desse porte, ele era um nadador não um predador voraz, provavelmente um dos menos vorazes espinossaurídeos. Seu tamanho gigante não importaria muito nessa luta, um rabo mais comprido não serviria para muita coisa, não é mesmo?
 Sua vela provavelmente não servisse para regular a temperatura, segundo Ibrahim, pois possuía pouca vascularização, e a posição bípede, em poucos momentos do Espinossauro, não ajudaria em muita coisa, já que o deixa ainda menos estável em terra firme, sem falar que sua posição quadrúpede facilita a vitória do T-rex.
 Veja abaixo uma ilustração feita por ©Davide Bonadonna comparando o T-rex com o Espinossauro, esse paleoartista foi o artista oficial da pesquisa de Ibrahim que divulgou o ''novo'' visual do Espinossauro. Então, perante tantos fatos, a vitória do Espinossauro se mostra improvável.
 Outro argumento fajuto é de que o Espinossauro da pesquisa de Ibrahim se trata de uma nova espécie de espinossaurídeo, outra argumentação sem fundamento, mesmo com algumas pessoas da comunidade científica não concordarem com tudo da pesquisa, até o momento não falaram que os ossos não são do Espinossauro. Outra coisa surpreendente é que provavelmente a primeira mordida do T-rex no filme, em que ele arrasta o Espinossauro pelo chão, já seria o suficiente para matá-lo, a mordida de um Espinossauro provavelmente não causasse grande estragos, pelo menos não num T-rex.

Comparação entre o Tiranossauro e o Espinossauro por ©Davide Bonadonna








 Tiranossauro (Tyrannosaurus rex) vs. Espinossauro (Spinosaurus aegyptiacus)

Vantagens do Tiranossauro:


Comprimento: Entre 12 e 12,8 metros.
Altura: Entre 4 e 5 metros.
Peso: Cerca de 6,8 a 8 toneladas.
Modo de vida: Caçador oportunista.
  • Mordida de 6 toneladas, a mais forte entre os animais terrestres, além disso seu crânio era muito robusto e forte; 
  • Visão binocular capaz de focalizar em suas presas, dando boa sensação de profundidade e distância; Mesmo que usem o argumento de alguns paleontólogos em que a área do cérebro destinada a visão seria muito pequena para indicar que ele seria um caçador de boa visão, apenas a posição de seus olhos no crânio já indicam uma visão binocular/estereoscópica;
  • Olfato muito aguçado, capaz de localizar carcaças por exemplo; Seus nervos e bulbos olfativos eram grandes; Seu olfato era o melhor, dentre 21 dinossauros analisados; E aliás, caso sua visão fosse ruim, o olfato compensaria.
  • Ele poderia comer carniça, mas também caçava, por isso dizem que ele é um caçador oportunista; Então não é viável o argumento de que ele não sabia caçar, pois era carniceiro, e mesmo se não soubesse uma mordida esmagadora já seria o suficiente para acabar com essa briga;
  • Dentes curvados e serrilhados de 20 centímetros que em conjunto com suas mandíbulas eram capazes de triturar ossos; 
  • As pesquisas apontam que ele tinha um esqueleto fraco para correr, por isso hoje se fala que ele poderia atingir apenas 19km/h a 20km/h, porém isso não era necessário, pois o Espinossauro provavelmente seria desengonçado fora d'água; Além disso sua velocidade era mais do que suficiente para capturar suas presas, como hadrossaurídeos;
  • Caso o Espinossauro escape da mordida do T-rex e se aproveite da sua velocidade muito baixa ele poderia morrer porque sua boca carregava muitas bactérias, causando infecções, em alguns casos os dentes poderiam ficar presos no Espinossauro;
  • Seu corpo era muito forte musculoso, assim como o seu pescoço e seu crânio, o que permitia morder suas presas com uma pressão de 4 toneladas de forças (outras estimativas dizem que seriam 6 toneladas);
  • O T-rex era também muito resistente e inteligente, e apesar da sua velocidade muito baixa era ágil.
  • O T-rex provavelmente andava em pequenos grupos, mas isso não será contabilizado na luta para deixá-la justa;
Vantagens do Espinossauro:

ATUALIZAÇÃO | Em 2020, novos estudos de Ibrahim possibilitaram mais uma nova reconstituição do espinossauro, confira clicando aqui.


*Por se tratar de uma espécie de registros fósseis escassos, as estimativas variam muito, mas mesmo assim ele continua sendo o maior terópode*

Minha postagem a respeito do Espinossauro: Conheça o real Espinossauro

Comprimento: 12,6 a 14,3 ou 15 metros, alguns ainda dizem 18 metros.
Altura:  5 a 6 metros.
Peso: Alguns falam que ele possuía entre 8 e 9 toneladas. Outros dizem que ele tinha de 12 a 20,9 toneladas, além disso dizem que ele possuía apenas 15 toneladas.
Modo de vida: Piscívoro; semiaquático.

  • Apesar de seus dentes serem retos e cônicos, eles eram enormes;
  • Seu crânio longo e estreito aumentaria o alcance da mordida, mesmo ela sendo de apenas 2 toneladas aproximadamente, a metade da mordida da T-rex nas menores estimativas (4 toneladas);
  • Suas enormes garras de 38 a 50 centímetros de comprimento, que eram curvadas como foices, ele a utilizava em suas pescarias, mas em qualquer um faria um grande estrago com o auxílio de seus longos braços, o que poderia facilitar atingir o T-rex, que não possui braços úteis em lutas desse tipo;
  • Apesar de seu grande tamanho e de sua vela servir para intimidar, mostrando-o ser maior e mais agressivo aos seus predadores e concorrentes, o T-rex poderia atacar mesmo assim, se estivesse furioso.
  • Segundo Ibrahim, sua vela não seria útil na regulação de temperatura porque era recoberta apenas por uma justa camada de pele, sem músculos ou gordura, e sem muita vascularização, algo que poderia favorecer o Espinossauro em suas lutas, pois um ataque em sua vela já não significaria uma condenação a morte; Mas caso ela realmente servisse para regulação de temperatura, o Espinossauro estaria com uma grande desvantagem;
  • Outra coisa que poderia intimidar seria sua posição bípede por alguns momentos, mas isso tiraria grande parte de sua estabilidade, mas ajudaria em ataques com as suas enormes garras;
  • O Espinossauro era esguio, o que poderia  facilitar algumas esquivadas de ataques do T-rex, mesmo ele sendo desengonçado em terra, apesar de tudo, era um animal ágil em seu ambiente natural.
Luta: O Espinossauro nadava em busca de peixes em um rio, quando um Tiranossauro se aproxima da borda do rio, o Espinossauro se sente afrontado, achando que o T-rex estava invadindo seu território.
 O Espinossauro vai até o T-rex, ele sai da água e fica frente a frente com o T-rex, que também se sente afrontado, então os dois entram em um confronto.
 O Espinossauro rapidamente morde o pescoço do T-rex e com ação conjunta de suas garras fere o T-rex, mas então ele sai das garras e dentes do Espinossauro. Logo após dar uma cabeçada no Espinossauro, o T-rex dá uma fatal mordida no pescoço do Espinossauro, esmagando seus ossos e matando-o instantaneamente.

Resultado: A luta poderia acontecer de várias maneiras, mas provavelmente a maioria das vitórias do Tiranossauro seria através do ataque fatal no pescoço do Espinossauro, e se caso a vela fosse importante para regular a temperatura, acredito que teria muitos ataques fatais nessa área do corpo, porém isso não impede do T-rex realizar ataques nessa área, mesmo ela não tendo importância na regulação de temperatura.
 Como você já deve ter percebido, o Tiranossauro ganharia na maioria das vezes, claro que poderia acontecer do Espinossauro ganhar, talvez com ataques furiosos de suas garras e mordidas, um T-rex de 10 anos ou menos estaria condenado nas garras e dentes do Espinossauro por ser pequeno e inexperiente. Talvez algum T-rex ferido ou idoso perderia para um Espinossauro, mas como sempre digo, o instinto de sobrevivência poderia ajudar vencer a luta nessa horas.
 O Espinossauro só sairia vencedor na maioria das vezes caso estivesse em seu ambiente natural, onde era um exímio nadador e predador fatal, e onde também poderia realizar uma amplitude maior de movimentos, Provavelmente, um rio de 3 metros de profundidade já seria o suficiente para dar muitas vantagens ao Espinossauro, o T-rex poderia se afogar ou morrer até antes nas garras do Espinossauro, já que teria certas dificuldades nesse ambiente.
 Em terra, o vencedor é o Tiranossauro que poderia ganhar com apenas uma mordida no pescoço do Espinossauro. Aos fãs do Espinossauro eu digo que a ciência não é a favor de estética, mas sim de adaptações e função, tudo tem que ter serventia, mas não é porque o Espinossauro perde que você deve se sentir ofendido e no direito de usar até argumentos falsos ou até mesmo o filme Jurassic Park 3 para tentar defender algo que não é verdade.
 Cada dinossauro é bom no que faz, o Espinossauro era um dinossauro semiaquático! Ele não deixa de ser menos incrível por ser quadrúpede ou ser semiaquático, para mim, isso só o torna ainda mais incrível! Um dos poucos dinossauros semiaquáticos, cuja alimentação eram peixes enormes, gigantes! Como por exemplo o Onchopristis
 O Tiranossauro perderia muitas vezes na água, mas isso não o torna ruim, afinal, ele é um caçador oportunista e feroz, a água não é para ele! Espero que você entenda que algumas vértebras a mais não faz diferença em uma luta, e que nenhum dinossauro deixa de ser melhor ou pior porque perde em uma luta, cada um é bom no que sabia fazer.
 Um Tiranossauro poderia perder para um Triceratops ou um Anquilossauro num momento de descuido, contudo, isso não tirou o posto dele de rei dos dinossauros. O fato do Espinossauro perder na maiora das vezes nessa luta não tira o posto dele ser o maior terópode já descoberto e um dos únicos dinossauros capazes de ser perfeito na água!

2 comentários: