Filo Onychophora
Onicóforo do gênero Peripatus |
Você pode nunca ter visto este animal, mas ele é realmente difícil de se ver! Esse filo é considerado um elo entre anelídeos e artrópodes, porém quando foi descrito foi confundido com uma lesma... Esses bichinhos habitam cavidades e fendas do solo, em obscuridade total ou penumbra, com temperaturas menores que 20°C, também são localizados entre troncos, folhas de árvores e arbustos, entre musgos, sob troncos caídos e até mesmo no chão da mata.
Distribuição geográfica de duas famílias da ordem Euonychophora pelo mundo |
Como vimos são animais relativamente difíceis de se encontrarem, são restritos aos trópicos e zonas temperadas do hemisfério sul. Uma curiosidade bem interessante, é o método que os onicóforos utilizam para caçar suas presas (grilos, cupins, besouros e outros pequenos invertebrados), esses animais prendem suas presas ao substrato através de um jato de muco adesivo, secreção expelida por suas glândulas de muco que se abrem nas papilas orais.
O Peripatus acacioi, é um fóssil vivo! Ele sobreviveu a diversos eventos da Terra, como por exemplo as mudanças climáticas. Ele é um animal bem raro e que infelizmente está ameaçado de extinção, porém foi criada em 1978 a Estação Ecológica do Tripuí em Ouro Preto com o objetivo de preservação do habitat natural do Peripatus acacioi. Então caso você passe por Ouro Preto não esqueça de dar uma passadinha na Estação Ecológica do Tripuí para ter a oportunidade de ver esse incrível, belo e raro animal!
Peripatus acacioi |
Nenhum comentário:
Postar um comentário