Páginas

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Onicóforos

Olá pessoal, recentemente eu postei sobre muitos assuntos paleontológicos, e irei continuar postando! Mas hoje eu irei falar sobre um pequeno filo de animais: Os onicóforos! Hoje não irei entrar em detalhes de anatomia interna, mas sim vou ensinar de maneira simples a vocês sobre esses belíssimos animais!

Filo Onychophora


Imagem relacionada
Onicóforo do gênero Peripatus
 Os onicóforos são animais vermiformes terrestres, seus representantes fósseis eram exclusivamente marinhos, mas hoje em dia os onicóforos são exclusivamente terrestres, sendo assim, o único filo com espécies exclusivamente terrestres. Eles são curiosos seres aveludados, essa característica fez com que fossem chamados de vermes-aveludados ou velvet-worms em inglês. Na cabeça, possuem uma pequena boca circular, duas antenas, um par de olhos e um par de pernas modificadas capazes de esguichar uma substância adesiva que imobiliza suas presas imediatamente.

 Você pode nunca ter visto este animal, mas ele é realmente difícil de se ver! Esse filo é considerado um elo entre anelídeos e artrópodes, porém quando foi descrito foi confundido com uma lesma... Esses bichinhos habitam cavidades e fendas do solo, em obscuridade total ou penumbra, com temperaturas menores que 20°C, também são localizados entre troncos, folhas de árvores e arbustos, entre musgos, sob troncos caídos e até mesmo no chão da mata.

Distribuição das famílias Peripatidae e Peripatopsidae
Distribuição geográfica de duas famílias da ordem Euonychophora pelo mundo

 Como vimos são animais relativamente difíceis de se encontrarem, são restritos aos trópicos e zonas temperadas do hemisfério sul. Uma curiosidade bem interessante, é o método que os onicóforos utilizam para caçar suas presas (grilos, cupins, besouros e outros pequenos invertebrados), esses animais prendem suas presas ao substrato através de um jato de muco adesivo, secreção expelida por suas glândulas de muco que se abrem nas papilas orais.

 O Peripatus acacioi, é um fóssil vivo! Ele sobreviveu a diversos eventos da Terra, como por exemplo as mudanças climáticas. Ele é um animal bem raro e que infelizmente está ameaçado de extinção, porém foi criada em 1978 a Estação Ecológica do Tripuí em Ouro Preto com o objetivo de preservação do habitat natural do Peripatus acacioi. Então caso você passe por Ouro Preto não esqueça de dar uma passadinha na Estação Ecológica do  Tripuí para ter a oportunidade de ver esse incrível, belo e raro animal!

Resultado de imagem para Peripatus acacioi
Peripatus acacioi

Nenhum comentário:

Postar um comentário