Páginas

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Jurassic Park e seus dinossauros errôneos

Olá pessoal, hoje eu irei comentar da distorção da real aparência dos dinossauros feitos pela franquia Jurassic Park.


Resultado de imagem para jurassic park


A franquia Jurassic Park pode ter cometido vários erros ao apresentar os seus dinossauros, que são muito modificados, mas ela ajudou a popularizar ainda mais os dinossauros. Desde de 1993 quando lançou o primeiro filme da franquia, nunca fizemos tantas descobertas a respeito dos dinossauros e de outros animais e plantas extintos. Portanto, o filme despertou mais descobertas paleontológicas e proporcionou as pessoas da época a primeira visão de dinossauros ''reais'', que realmente eram amedrontadores, também ajudou a popularizar a imagem de dinossauros ativos, de sangue quente.

Mas como nem tudo é bom, o filme também ajudou a popularizar dinossauros com a anatomia de forma errada, e é disso que eu vou falar agora.

Observação: A foto de cima sempre será o dinossauro retratado no filme, e a de baixo a foto mais correta sobre a aparência do dinossauro anatomicamente, porque é muito difícil saber a sua cor.

Tiranossauro (Tyrannossaurs rex)



 Vamos começar com o mais conhecido e adorado dinossauro, o Tiranossauro podia ter a aparência correta para os padrões da época, mas hoje sabe-se que é provável que ele tivesse cerdas ou plumas (mesmo que elas se perdessem nos adultos é provável que indivíduos mais juvenis as tivessem)! Além disso o filme populariza um T-rex alá guepardo, que corre a 70 km/h, porém ele conseguia correr míseros 19 km/h, até um humano consegue correr mais rápido do que um T-rex, os recordes humanos marcam por volta de 45 km/h. Outra coisa que é sem sentido algum é a ideia de que se você ficar parado o T-rex não irá te ver, isso é totalmente errado, ele também poderia usar o seu olfato, mas na realidade também tinha uma ótima visão.

Velociraptor (Velociraptor mongoliensis)



 Com certeza o dinossauro mais modificado da franquia, também devemos dar um desconto ao livro que inspirou o filme, porque o autor utilizou um guia de dinossauros que tratava Deinonychus e Velociraptor como sinônimos, mas no filme não consertaram esse erro, por isso o Velociraptor do filme é um Utahraptor ou um Deinonico. Vamos começar pelo tamanho, o Velociraptor do filme tem 1,80 de altura, essa medida na vida real, não é sua altura, e sim seu comprimento, a altura dele ficava por volta dos 50 cm, sem falar nesse dinossauro que foi tratado como americano, quando os paleontólogos estão escavando-o no começo do primeiro filme, na vida real, ele é da Mongólia. Além disso, as pesquisas apontam que ele, assim como muitos outros dinossauros, possuíam penas, realmente ele estava muito mais para um peru com garras, mas ele era igualmente mortífero e caçava em bandos. Sem falar que ele não era tão inteligente como no filme, os troodontídeos são os dinossauros mais inteligentes, sem falar que a sua mão também está anatomicamente errada, as mãos dos dinossauros terópodes como o T-rex e o Velociraptor dos filmes estão erradas, o punho dos raptores dobrava-se lateralmente, como o das aves, já o punho dos terópodes, como o tiranossauro eram voltadas para o peito, a postura da mão do Velociraptor já é uma visão bem ultrapassada hoje em dia.

Dilofossauro (Dilophosaurus wetherilli)

 O dilofossauro também foi muito modificado, pra começar o Jurassic Park criou uma espécie de dilofossauro que nunca existiu: Dilophosaurus venenifer, a espécie correta está ao lado do nome desse tópico, outra coisa que sabemos é que a crista dele poderia ter sido colorida, um chamariz para as fêmeas e um alerta aos rivais. Percebemos também que o focinho do dilofossauro de Jurassic Park está muito modificado, além disso o tamanho do dilofossauro no filme está muito reduzido. No filme ele está com um tamanho muito pequeno, quase com o tamanho do velociraptor na vida real, mas na verdade o dilofossauro tinha 2 m de altura e 7 m de comprimento! Agora vamos para o detalhe mais absurdo, a gola que solta veneno, isso realmente foi algo bizarro, até hoje ninguém provou que o dilofossauro possuía este aparato, apenas o lagarto-de-gola-australiano possui uma gola (que não solta veneno), que é usada para intimidar predadores e regular sua temperatura.


Braquiossauro (Brachiosaurus brancai)


 Não foi um dinossauro com tantas modificações, mas o seu pescoço não fica em um ângulo de 90° e não possui esse formato de S, o pescoço era reto, porém ficava em um ângulo menor do que 90°, como pode-se ver na representação artística. Outra coisa que está errada é o braquiossauro se erguer apoiando todas as suas 32 a 37 toneladas em seus membros traseiros, seus membros posteriores são maiores que os anteriores, o que não proporcionaria nenhuma vantagem, até porque sua altura já era suficiente para isso, sem falar que suas pernas provavelmente não aguentariam o peso e seus vasos sanguíneos poderiam se romper. Mas uma coisa boa é que popularizaram a imagem dele fora da água, é que antes acreditavam que ele vivia dentro de lagos e rios apenas com seu pescoço para fora, assim como outros saurópodes, assim ele ficaria também com a cabeça submersa ao se alimentar das plantas aquáticas, voltando para respirar de tempos em tempos, mas essa teoria está errada, seus pulmões não suportariam a pressão.

Espinossauro (Spinosaurus aegyptiacus)


 Não sei se o espinossauro consegue ganhar do velociraptor no quesito mais modificações. Pesquisas muito recentes mostram que o espinossauro era um dinossauro semiaquático! Ele vivia em rios e lagoas abocanhando seus peixes, ele sabia nadar muito bem, além disso a pesquisa revelou que ele era quadrúpede, também se sabe que sua vela era mais quadrada ou retangular, e não circular como é mostrado no filme, o focinho também está anatomicamente incorreto, seus dentes eram retos e cônicos, e não curvados e serrilhados como no filme. Então, é provável que eles só se deparassem com ele dentro da água, e caso ele saísse da água, sua postura seria obrigatoriamente quadrúpede, e ele também não possuía uma mandíbula tão forte. Na batalha contra o T-rex, ele perderia na maioria das vezes, porém caso o T-rex estivesse na água o espinossauro iria ganhar na maioria das vezes, a mordida do T-rex, sua resistência e força eram maiores, e caso sua vela fosse golpeada o espinossauro provavelmente morreria, alguns pesquisadores acreditam que ela seria reguladora de temperatura corporal, contudo, essa ideia já está sendo superada, o T-rex só foi morto no filme pois queriam mudar a estrela do filme. Seu comprimento continua enormemente gigante, 15 m mais ou menos (as novas pesquisas mudaram o antigo comprimento de 17 ou 18 m de comprimento) sua altura diminuiu porque agora sabemos que ele é quadrúpede, mas ainda sim é um animal que você não iria gostar de encontrar por aí!

Pteranodonte (Pteranodon longiceps)



 Anatomicamente quase não foi modificado, apesar de não ser um dinossauro, ele era um dos répteis pré-históricos da época, ele possuía 7,5m de envergadura e uns 2m de altura, como no filme. O erro foi retratar esse animal com dentes, ele não possuía dentes! Além disso ele também não era um animal tão feroz como visto no filme, e seu corpo não suportaria levantar uma pessoa e sair voando por aí, ele tinha o corpo frágil assim como outros pterossauros.

Ceratossauro (Ceratosaurus nasicornis)

 Apareceu rapidamente, mas já conseguimos notar que seu crânio é muito robusto, apenas isso conseguimos observar, mas como vários blogs dizem, é porque ele recebeu alguns genes do T-rex. Ele apresentava de 4,5m a 6m de comprimento e 2.5m de altura.

Galimimo (Gallimimus bullatos)




 Assim como outros dinossauros é muito provável que o Galimimo também tivesse penas pelo corpo, e inclusive penas longas nos braços. É importante ressaltar também que ele não possuía dentes como é mostrado no filme, e aliás o Galimimo de Jurassic World aparece com os braços inseridos no local errado, o que faz com que o Galimimo de Jurassic Park esteja muito mais correto anatomicamente. Os punhos também estão errados, e isso se repete para todos os outros dinossauros terópodes dos filmes. Ao invés de dobrarem-se “para frente”, como é retratado, as mãos dobravam-se para a lateral, como nas aves. E o Galimimo da vida real possuía um comprimento de 6 a 8 metros, maior do que o do filme, e uma altura de 2 metros. E assim como no filme, há evidências que esses animais andassem em grupos.

Paquicefalossauro (Pachycephalosaurus wyomingensis)

 Possuía cerca de 4 a 4,5 metros de comprimento e cerca de 1,5 a 3,5 metros de altura. Em Jurassic World é retratado um pouco maior do que realmente é.

Triceratops (Há duas espécies de Triceratops: Triceratops horridus Triceratops prorsus)


 O Triceratops possuía entre 7,9 a 10 metros de comprimento e 2,9 a 3 metros de altura. Em Jurassic World é apresentado pela primeira vez na franquia um Triceratops juvenil, ele estão mais ou menos corretos, possuíam os chifres apontando para cima mas não possuíam um pé compacto como o de um elefante, mas sim um pé mais esparramado. Em relação aos Triceratops adultos estão anatomicamente corretos no geral, fora alguns detalhes no formato do crânio, mas faltou colocar escamas grandes de formato mais ou menos hexagonal. Aliás a pele do Triceratops era incomum se comparada à de outros dinossauros. Impressões de pele de um espécime mostram que ao menos uma das espécies pode ter sido coberta por estruturas semelhantes a cerdas, semelhantes à do ceratopsídeo mais primitivo (como pode ser visto na imagem de como seria um verdadeiro Triceratops).



Estegossauro (Há três espécies de Estegossauro: Stegosaurus stenops
Stegosaurus ungulatus
Stegosaurus sulcatus)



 O Stegosaurus armatus possuía 9 metros de comprimento e 4 metros de altura, enquanto as outras duas espécies de Estegossauro eram bem menores. Como vocês devem ter percebido na imagem da real aparência anatômica do Estegossauro, ele não arrastava a cauda no chão e nem próximo ao chão. Eles tinham a cabeça bem pequena e não conseguiriam galopar como é mostrado em Jurassic World. As placas nas costas deveriam ser mais coloridas já que aparentemente, elas têm forte relação com extravagância sexual e comunicação desses bichos. Impressões de pele desses animais mostram pequenas escamas pentagonais e uma ‘armadura gular’.



 O Estegossauros de O Mundo Perdido: Jurassic Park e os que estão perto do rio em Jurassic World estão bem mais cientificamente corretos do que os que aparecem galopando e pastando nas planícies de Jurassic World

Anquilossauro (Ankylosaurus magniventris)


 Os Anquilossauros possuíam cerca de 9 metros de comprimento e 2 metros de altura. Anatomicamente está bem, o único erro é que seus espinhos laterais não eram tão pronunciados como os do filme.

Parassaurolofo (Parasaurolophus walkeri)


 Os Parassaurolofos possuíam cerca de 4,5 metros de altura em pé e 2 metros de altura quando quadrúpedes e cerca de 9 a 10 metros de comprimento. Poderiam ser mais coloridos como mostra a ilustração. Como observado pelo paleontólogo Thomas Holtz eles são mostrados mastigando errado.

Mosassauro (Mosasaurus)


  Os Mosassauros também não são dinossauros, mas sim répteis aquáticos, eu os mencionarei pois aparecem no filme. Definitivamente eles não alcançavam o tamanho mostrado no filme, os maiores espécimes encontrados até agora de Mosasaurus hoffmanni possuíam 18 metros de comprimento, e eles levariam dezenas de anos para chegar a esse tamanho. Eles tinham os tais dentes palatais, como mostrados no filme, mas provavelmente tinham a língua bifurcada, como muitas cobras e lagartos nos dias atuais.

Pterossauros (Ordem Pterosauria, nas imagens abaixo temos pterossauros Dimorphodontidae e do gênero Pteranodon)


 A ordem dos pterossauros é bem diversa, e é provável que eles fossem muito coloridos, mas apesar de todo esse esplendor dessas criaturas fantásticas elas eram muito frágeis e como eu já disse na postagem nem mesmo um Pteranodonte conseguiria levantar uma pessoa do chão.
 Os principais pterossauros que aparecem nos filmes são o Pteranodonte que atingia cerca de 5,5 metros de envergadura e o Dimorfodonte que atingia apenas 1,5 metros de envergadura, e possuía 1 metros de comprimento. 
 Evidências fósseis de diversos pterossauros indicam que essas criaturas tinham o corpo coberto por estruturas similares a pelos. 
 Outra curiosidade muito interessante é de que um soco bem dado seria capaz de esmigalhar o crânio dos pterossauros, principalmente de um Dimorfodonte.
Resultado de imagem para jurassic world logo

Agora irei comentar sobre os dinossauros que apareceram nos filmes Jurassic World, continuação da primeira trilogia. Nessa nova trilogia, principalmente nos novos dinossauros que irão aparecer no filme Jurassic World | O Reino Ameaçado estão mais modificados do que nunca, eu não acho isso muito interessante, porque isso nos distancia dos reais dinossauros cada vez mais, porém isso é para atrair o público, mas mesmo assim a franquia Jurassic Park continua sendo maravilhosa.

Apatossauro (Apatosaurus ajax):



 Possuía cerca de 23 metros de comprimento e 13 metros de altura, o seu tamanho está dentro do esperado, embora talvez possa estar um pouco maior no filme. A posição do pescoço e das narinas estão corretas, assim como toda a sua anatomia no geral, exceto a parte de que não colocaram as escamas no animal, temos evidências de que ele possuía escamas. A paleontóloga Aline Ghilardi complementou dizendo que ele poderia ter um pouco mais de cores, como por exemplo listras no pescoço ou na cauda, o que ajudaria a confundir os predadores, assim como fazem os mamíferos modernos.

Carnotauro (Carnotaurus sastrei)



 Foi um dos dinossauro mais correto que podemos ver no trailer, a anatomia está muito fiel ao dinossauro real. Ele possuía 8 m ou 9 m de comprimento e 2,5 de altura. O filme seguiu bem a sua anatomia, embora haja algumas modificações.

Barionix (Baryonyx walkeri)





 Assim como seu parente, o espinossauro, esse espinossaurídeo, possui alguns erros no filme, novamente um dinossauro piscívoro é retratado fora de seu ambiente natural, os lagos e rios. Seu focinho novamente apresenta erros, além dele ser um pouco mais comprido e estreito na vida real, seus braços eu diria também que são um pouco maiores na vida real. Ele apresenta 7,5 m a 10 m de comprimento e uma altura entre 2,5 m e 2,7 m, algo que o filme aparentemente seguiu. Sem falar que essa lava fluída, escorrendo por aí, seria o suficiente para fazer esse animal fugir, ou se ele não conseguisse fugir, poderia desmaiar com a temperatura, assim como as pessoas que estão no local.

Sinoceratops (Sinoceratops zhuchengensis)


Apresenta 2m de altura e 6m de comprimento, é retratado com alguns erros no filme,  ele é mostrado com as fenestras (buracos no escudo ósseo) abertas, como se em vida elas fossem mesmo um buraco. Atualmente não há evidências que isso fosse verdade, vários outros dinossauros de chifres possuem esses buracos no crânio, mas em vida eles eram preenchidos com tecidos, músculos e pele. Fora isso a anatomia geral do animal não tem muitos erros, embora haja alguns.

Alossauro (Allosaurus fragilis)


Esse dinossauro apresenta 4 m de altura e 12 m de comprimento. A anatomia segue fiel, claro que há alguns desvios mas são poucos. O tamanho eu destaco como sendo reduzido, o Alossauro era maior, mas esse indivíduo da foto era jovem, o que explica o tamanho reduzido.

Stygimoloch (Stygimoloch spinifer)



Esse dinossauro apresenta 2 a 3 m de comprimento e 1,2 m de altura. No filme ele é apresentado quebrando uma parede e barras de ferro, eu creio que provavelmente isso seria possível, mas também não é tão simples assim. Anatomicamente ele é bem correto, porém sua altura e comprimento foram retratados um pouco maior no filme, na vida real o Stygimoloch atingiria nossa cintura, e o comprimento também não seria muito grande.

Concluindo, mesmo com todas essas modificações, a franquia do Jurassic Park sempre será inesquecível e muito importante para a história do cinema, e com certeza um dos melhores filmes.

Fontes: Colecionadores de Ossos, Wikipedia, Jurassic Park Wiki (de onde tirei muitas imagens dos dinossauros de Jurassic Park), Atlas Virtual da Pré-História, Dinosaurs World, Ikessauro, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário