domingo, 7 de janeiro de 2018

Simulando Confrontos | Suchomimo vs Barionix


Para tornar o blog um pouco mais descontraído vou transformar essas lutas pré-históricas em uma série do blog: Simulando Confrontos, mas claro, eu irei continuar falando sobre os outros animais que sempre falei, tudo de forma mais descontraída.

No confronto de hoje, temos dois espinossaurídeos, uma luta inédita, eu diria que o confronto não seria tão equilibrado como parece, mesmo eles sendo tão parecidos.





Suchomimo (Suchomimus tenerensis) vs. Barionix (Baryonyx walkeri)

Antes de mostrar como poderia ter ocorrido essa luta devemos ver as vantagens dos dois lados.

Os dois dinossauros eram espinossaurídeos e piscívoros. O Suchomimo viveu na África e o Barionix na Europa, ambos viveram no Cretáceo Superior, porém em diferentes idades desse período. Os dois era muito semelhantes embora o Suchomimo apresenta-se uma pequena vela provavelmente para exibição e regulação de temperatura, ambos abocanhavam peixes nos rios, o Barionix com o olhar fixo na água, mergulhava sua cabeça alongada e estreita, e num gesto rápido e fulminante retirava-a, trazendo entre os dentes um peixe relativamente grande. Uma curiosidade é que o Barionix provavelmente também comia carniça, pois já foram encontradas ossos de Iguanodonte junto com o Barionix. A maior diferença no crânio, eram as pequenas cristas: a do Barionix era mais alta, em forma de cone e um pouco mais vistosa, a do Suchomimo era mais baixa, e mais comprida e as vezes, é dificilmente notada. Uma outra curiosidade é que esses dois espinossaurídeos eram presas fáceis para o enorme crocodilo Sarcosuchus imperator.

*Com as novas pesquisas a respeito de que a vela do Espinossauro não retinha temperatura, provavelmente a pequenina vela do Suchomimus também não deveria reter temperatura, então vou considerar que ela não retinha temperatura.

Vantagens do Suchomimo:



Comprimento: Entre 10 e 12 metros.
Altura: Entre 3 e 4 metros.
Peso: Entre 3 a 5 toneladas.

  • 3 garras de 30 centímetros de comprimento;
  • Sua mandíbula poderia abocanhar algo com uma força de 1.7 toneladas;
  • Maxilas estreitas com cerca de 122 dentes cônicos e pontudos levemente curvados e não muito afiados com finas serrilhas;
  • Pescoço bem musculoso (o pescoço do Barionix não era tão forte como o de outros terópodes);
Vantagens do Barionix:



Comprimento: Entre 9 e 9,5 metros.
Altura: Mais ou menos 2,7 metros de altura.
Peso: Entre 1,5 e 2,5 toneladas.

  • Uma garra curvada de 30 centímetros de comprimento maior do que as suas outras duas garras (não é a toa que seu nome significa ''garra pesada'');
  • Apesar de seu crânio ser mais fino do que o do Suchomimus, ele possuía dentes um pouco maiores, no total 96 dentes de leve curvatura com finas serrilhas e semelhantes aos atuais crocodilos;
  • Seu crânio é 20% maior do que o do Suchomimo;

A luta: Antes de começar, eu gostaria de deixar claro que essa luta nunca aconteceu na vida real, apesar dos dois dinossauros viverem no Cretáceo Superior, o Barionix viveu depois do Suchomimo.
 Em uma hipotética luta os dois espinossaurídeos piscívoros estavam em um rio disputando por território e consequentemente comida, então o Barionix faz jus ao nome e finca suas enormes garras próximos a vela do Suchomimo, o Barionix tentar morder sua vela (caso ela tivesse a importância da regulação de temperatura acredito que nesse momento o Suchomimo estivesse condenado, mesmo que ele vencesse a luta, pois o Barionix iria matá-lo de qualquer jeito mais tarde), o Suchomimo tenta se esquivar da mordida em sua vela, e então se aproveita de seu pescoço musculoso e dá uma mordida com todas as 1,7 toneladas que a força da mordida do Suchomimo proporciona, isso combinado com uma possível imobilização do Barionix ao tentar segurá-lo com suas enormes garras acaba quebrando o pescoço do Barionix e o Suchomimo vence a batalha territorial.

Resultado: Acho que apesar de tudo ficaria uma luta bem equilibrada, é muito mais provável o Suchomimo se aproveitar do pescoço do Barionix não ser tão forte quanto o seu e mordê-lo com todas as 1,7 toneladas que a força da mordida do Suchomimo proporciona junto com suas enormes garras, do que o fraco pescoço do Barionix combinado com sua mordida fraca típica de espinossaurídeos matar um Suchomimo, por isso eu digo que o Suchomimo venceria na maioria das vezes. Caso o Suchomimo estivesse muito jovem, doente ou ferido, as chances para o Barionix aumentariam muito, mas os idosos e feridos iriam usar o instinto de sobrevivência e talvez poderiam vencer a luta, mas os jovens inexperientes estariam condenados nas garras e dentes do Barionix adulto e saudável, porém eu sempre uso uma luta justa: dois indivíduos saudáveis e adultos, até porque se o Barionix fosse o ferido, idoso ou o jovem da história ele estaria condenado. Também é interessante notar que as mandíbulas de espinossaurídeos eram fracas, porque eles comiam peixes, e não precisavam de mandíbulas esmagadoras de ossos.

 *Acho que o Barionix venceria na maioria das vezes se tentasse a tática de atacar a vela do Suchomimo caso a vela tivesse a função de regular sua temperatura, pois assim estava condenando-o a morte, porque ele não poderia mais regular sua temperatura, mesmo que o Barionix fosse morto, o Suchomimo sem poder regular sua temperatura morreria depois. Mas já que a grande vela do Espinossauro não funcionasse para regular a temperatura, é muito provável que o mesmo acontecesse com outros espinossaurídeos que possuíssem vela.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário