segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

A verdade sobre a paleontologia no Brasil e no mundo

 Olá pessoal, eu estou aqui hoje para falar de um assunto muito sério, pouquíssimos realmente sabem o valor da paleontologia, da biologia, da arqueologia e da história nesse mundo e no Brasil, e como ela é divulgada.

 Hoje em dia, a paleontologia já está muito avançada, nunca antes tivemos tantas informações sobre a vida pré-histórica, o mesmo vale para a arqueologia, sem falar nos avanços na biologia e as novas discussões envolvendo a história! Quantos assuntos polêmicos.

 Às vezes estamos sentados no sofá da nossa sala tranquilamente assistindo televisão, algumas pessoas então preferem assistir canais como o History Channel, mas será mesmo que o que eles divulgam é verdade? O sensacionalismo na televisão hoje em dia é enorme, sem falar nos filmes que fazem as pessoas acreditarem em informações falsas, no Brasil as pessoas acreditam muito no que assistem na televisão, mas e as informações verdadeiras? Eu prefiro ver os fatos, as descobertas! Mas a maioria não.

  Aonde eu quero chegar com tudo isso? Em um país como o Brasil, onde o que as pessoas sabem sobre paleontologia são documentários de televisão e filmes como o Jurassic Park, o mais bizarro é pessoas usando os filmes de Jurassic Park como argumento científico, o que é totalmente fora de cogitação. Mas se o Brasil não tem o costume de valorizar seu patrimônio paleontológico/arqueológico, o que acontece com os nossos paleontólogos e com os nossos fósseis e vestígios paleontológicos/arqueológicos?

Fósseis apreendidos pela Polícia Federal

 Simplesmente tudo isso é violado e contrabandeado, curiosamente aparecem fósseis e vestígios arqueológicos brasileiros em alguns museus estrangeiros... Os contrabandistas se aproveitam da situação de muitos trabalhadores brasileiros que encontram fósseis e os compram por preços de banana e depois os revendem por preços enormes. Muitos desses fósseis nunca mais são vistos, pois possíveis novas espécies ou registros de ocupação humana pré-histórica estão enfeitando salas de estar ou pegando poeira em porões e sótãos por aí...

 A falta de conhecimento arqueológico e paleontológico também ajuda, muitas pessoas acreditam no sensacionalismo de canais como o History e o Discovery Channel, eles anunciam coisas como por exemplo um parafuso do período Cambriano... que na verdade é um simples crinóide, isso é patético! Sem falar que usaram um anfíbio parecido com o Ichthyostega, falando que por ele ter cerca de 333 milhões de anos isso derrubaria a Teoria da Evolução, isso não tem nada a ver, inclusive, já existiam tetrápodes antes dessa data, está faltando coerência! Devemos selecionar o que vemos por aí, mas para isso devemos ter conhecimento nem que seja mínimo no assunto, outra coisa patética foi um documentário em que um Espinossauro mata um Carcharodontossauro com uma única braçada!

 Outra questão agravante é a falta de paleontólogos e arqueólogos, contudo isso não é porque ninguém quer seguir carreira nessas áreas, mas sim a falta de cursos nessas áreas! Ainda bem que cada vez mais temos gente se interessando pela paleontologia e arqueologia, só assim poderemos valorizar nossos sítios arqueológicos e paleontológicos, para não caírem nas mãos de contrabandistas. Basta levar um simples conjunto de pedras que você achou em um sítio arqueológico que você já alterou os vestígios, e quem pode interpretar esses locais são os profissionais especializados. Aliás é bom repetir o quanto as pessoas não sabem de paleontologia e arqueologia, talvez um dia essa situação mude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário