domingo, 29 de julho de 2018

Simulando Confrontos | Majungassauro vs Deltadromeus

   Olá pessoal! Hoje eu resolvi trazer uma batalha de dinossauros menos conhecidos, porém são igualmente mortíferos e ferozes! Vamos ver hoje quem leva a melhor nessa difícil batalha sanguinária: Majungassauro vs Deltadromeus.




Majungassauro (Majungasaurus crenatissimus) vs Deltradomeus (Deltadromeus agilis)

Vantagens do Majungassauro:



Comprimento: 6 a 7 metros, porém alguns restos fragmentários sugerem 8 metros de comprimento.
Altura: Cerca de 3 a 3,5 metros.
Peso: Cerca de 1 a 1,1 tonelada.

  • Majungassauro é notável entre os abelissaurídeos. Como se compartilhasse o mesmo característico crânio curto e profundo, ele tem um único chifre pequeno que se eleva do topo de seu crânio acima de onde os olhos estariam. Na verdade, era um corno mal preservado. Isso levou à identificação errônea do Majungassauro. Este corno era feito de material poroso, indicando que quase certamente era apenas para exibição, e muito frágil para o combate. 
  • O crânio é curto e alto com um focinho rombudo e características com uma textura áspera. Majungassauro não era capaz de fazer movimentos para o lado subitamente ou fazer repetidamente movimentos laterais da cabeça. Este não pode ter sido um problema no entanto como Majungassauro é pensado para ter predado dinossauros maiores e mais lentos. A orientação do ouvido interno, também revelou que Majungassauro mais provavelmente manteve a cabeça reta e horizontal no chão. 
  • Outra característica que o Majungassauro compartilha com outros membros do Abelisauridae são os membros anteriores subdesenvolvidos, que também parecem insignificantes no Majungassauro.Com os dedos unidos, a única possibilidade concebível para esses braços seria agarrar outro dinossauro, talvez durante o acasalamento, mas as pernas, que parecem ser muito poderosas com músculos fortes, são o oposto dos braços. 
  • O estudo de algumas das vértebras do Majungassauro revelou a possibilidade muito interessante de um sistema respiratório que é muito semelhante ao das aves modernas.As vértebras são moldadas para permitir a inclusão de sacos aéreos especiais que aumentam a quantidade de oxigênio disponível para a respiração. Certificando-se de que o ar exalado é removido dos pulmões em uma espécie de sistema unidirecional. Isso difere da respiração em humanos com as viagens aéreas inaladas e exaladas, embora o mesmo sistema signifique alguma mistura entre as duas.
  • O Majungassauro é considerado um canibal, bem como um predador de outros dinossauros, na evidência de fósseis de Majungassauro que mostram as marcas de dentes que combinam com os dentes que são encontrados em Majungassauro, bem como as marcas de dentes de Majungassauro em fósseis de Rapetossauro (um titanossauro, presa comum do Majungassauro). Caçar ativamente outros de sua espécie é improvável a menos que um membro maior da espécie atinja um menor, mas também é bem possível que o Majungassauro em questão estivesse simplesmente revirando os restos de outros de sua espécie. Um Majungassauro matando outro em competição por território pelo direito de se alimentar de uma carcaça, com o perdedor também sendo comido posteriormente. Qualquer que seja a explicação exata, você não deve colocar muita expectativa nas alegações de que Majungassauro é o ''único dinossauro que pode ser um canibal'', pois evidências similares também podem ser encontradas em outros grandes terópodes, incluindo o Alossauro e o Tiranossauro.
  • Era muito semelhante ao argentino Carnotauro, possuía os mesmos cornos no topo do crânio, o tamanho era muito próximo, sendo menos comprido que o Carnotauro e mais alto que este, o peso é quase o mesmo. Uma das diferenças são os braços que no Majungassauro são um pouco maiores. A espécie também possui o crânio grande e arredondado, muito parecido com um bulldog e com uma mordida mais forte, o comprimento é de cerca de 1 metro. Há indícios de que caçava em pequenos grupos familiares (característica que não será levada em conta na luta), provavelmente animais de pequeno e médio porte. Devido a seu peso podia se locomover com agilidade. O dorso devia ser assim como no Carnotauro recoberto com uma espécie de couraça escamosa que servia para o proteger de golpes de presas e predadores maiores.
  • Sua principal arma era a sua mordida. E sua segunda principal arma era sua garra (ínfima), com a qual segurava o alimento ao se alimentar.

Vantagens do Deltadromeus:



Comprimento: 8 a 10 metros.
Altura: Cerca de 3 a 3,5 metros.
Peso: 1,5 a 4 toneladas.

  • O crânio deste dinossauro é até agora desconhecido, mas os restos pós-cranianos recuperados sugerem um predador razoavelmente ágil e rápido, que pode ter predado dinossauros ornitópodes semelhantes ao Ouranossauro. A velocidade rápida também pode ter ajudado Deltadromeus a ficar de fora do caminho de outros dinossauros carnívoros muito maiores como Carcharodontossauro e Espinossauro, que parecem ter estado presentes no Norte da África durante o Cenomaniano, época que esse dinossauro viveu.
  • Certamente foi um animal muito veloz para o seu tamanho.
  • Tinha o corpo estreito, compacto, ágil e forte; ideal para correr mais do que suas presas e em alta velocidade.
  • Tinha membros longos e muito delicados.
  • Foi um predador letal, um carnívoro sanguinário.
  • Esse dinossauro foi uma das mais magníficas máquinas de matar de todos os tempos.


A luta: Como eu sempre digo, essa luta nunca ocorreu, pois o Majungassauro viveu durante o Maastrichtiano do Cretáceo em Madagascar, já o Deltadromeus viveu durante o Cenomaniano do Cretáceo no Marrocos.

   Deltadromeus estava bebendo água em um curso fluvial raso, do outro lado deste pequeno curso de água um Majungassauro aparece, os dois rugem um para o outro. Sem hesitar o Majungassauro anda rapidamente na direção do Deltadromeus na tentativa de dar uma mordida no pescoço do mesmo, porém o Deltadromeus consegue se esquivar e os dois mudam de lado. O Majungassauro tenta atacar o Deltadromeus logo em seguida e consegue morder um dos braços dele, o Deltadromeus usa seu outro braço para segurar o Majungassauro (enquanto o arranha) e simultaneamente morde o pescoço do Majungassauro. O Majungassauro sai das garras e mordidas do Deltadromeus, o mesmo dá uma cabeçada no Majungassauro que acaba ficando atordoado e logo em seguida o Deltadromeus anda rápido na direção do Majungassauro e o morde várias vezes seguidas, porém o Majungassauro não sofre danos tão profundos graças a sua couraça escamosa, e logo em seguida morde ferozmente o pescoço do Deltadromeus , que tenta fazer movimentos bruscos para sair da boca do Majungassauro, mas o mesmo acaba o levando a morte.

Resultado: O Majungassauro saiu vencedor dessa luta sanguinária. Não são dinossauros extremamente conhecidos, mas foram muito agressivos e vorazes. Eu acredito que a luta é difícil de pender mais para um lado, é relativamente equilibrada, depende muito dos fatores externos e internos de cada animal, fatores que eu sempre cito: saúde, idade, fome, ferocidade, entre outros. Os dois animais da minha luta estavam saudáveis, adultos e relaxados, assim fica mais imparcial o resultado do embate.

   O Deltadromeus tinha sim chances de vencer o Majungassauro, eu acho que ele poderia ter cabeceado algumas vezes a mais o Majungassauro e logo em seguida dado mordidas no pescoço e arranhões com seus braços longos e assim o Majungassauro poderia perder, ou também fugir se perceber que estava em desvantagem com o Majungassauro, mas achei que isso não seria muito interessante nesse combate, gostaria de ver que iria vencer em um combate que vai até a morte. Acredito que as características semelhantes ao Carnotauro que o Majungassauro possuía poderia o auxiliar a ter alguns pontos a mais na hora dessa luta, mas ainda sim é uma luta difícil.

Fontes PreHistoric Wildlife, Atlas Virtual da Pré-História e Wikipedia.

Um comentário:

  1. O Majungassauro crenatissimus é a única espécie encontrada no género Majungasaurus. É um gênero de dinossauro terópode que antes habitava nossa terra. Este dinossauro também é conhecido como Majungatholus, o primeiro nome que ele pegou.

    ResponderExcluir