Carcharodontossauro (Carcharodontosaurus saharicus) vs Giganotossauro (Giganotosaurus carolinii)
Vantagens do Carcharodontossauro:
Comprimento: Cerca de 12 a 13 metros (embora algumas estimativas sugiram 16 metros, mas as mais seguras estimativas variam de 8 a 14 metros).
Altura: Cerca de 5 a 6 metros.
Peso: Aproximadamente 9 toneladas (porém também temos estimativas que variam de 6 a 8 toneladas).
- O nome Carcharodontossauro significa em latim ''lagarto com dentes de tubarão''. Esse dinossauro fazia jus ao seu nome: Seus dentes são afiados e serrilhados assim como os dentes de um tubarão branco (Carcharodon carcharias), cortavam a carne como facas afiadas. Sua estratégia de caça só era possível graças aos seus dentes: Com dentes de 15 centímetros desse tipo dispostos em uma boca como a do Carcharodontossauro, uma mordida da mesma criaria uma enorme ferida aberta: Isso faria com que a presa se tornasse letárgica e desorientada. permitindo ao Carcharodontossauro acabar com isso facilmente. (Devemos lembrar que seus dentes foram projetados para cortar a carne em vez de triturar o osso).
- A descoberta de um novo material fóssil permitiu estudos detalhados no cérebro de Carcharodontossauro e como ele pode ter vivido e caçado. Carcharodontossauro é frequentemente referenciado como tendo um cérebro muito menor do que o Tiranossauro, embora seja um pouco maior, levando à declaração deselegante de que ele era muito mais "estúpido". Como o tamanho do cérebro em si não é tão importante quanto o desenvolvimento de partes individuais do cérebro, como sentidos, memória e raciocínio. Por exemplo, um animal com áreas sensoriais grandemente aumentadas, como olfato e visão, teria um cérebro maior que outro animal que não era tão bem adaptado, mas que ainda não era mais inteligente, porque o tecido cerebral para essas áreas não torna um animal melhor em pensar sobre a solução de problemas, apenas mais capaz de detectar coisas.
- Os predadores confiam muito em seu senso de olfato para rastrear presas em distâncias, embora também seja provável que o Carcharodontossauro tenha se alimentado de carcaças de dinossauros já mortos quando tiver a sorte de encontrar uma refeição tão fácil quanto a própria presa.
- Parece ter sido um predador que se orienta principalmente pela visão (evidência por um grande nervo óptico), apoiando-se sobre a visão estereoscópica para proporcionar a percepção de profundidade para permiti-lo medir distâncias entre si e presas.
- Realizava caçadas em emboscadas e perseguidas em velocidade superior a 49 km/h.
- O Carcharodontossauro provavelmente tinha a pele manchada, que servia como camuflagem na luz filtrada pelas árvores. Além disso, possivelmente ele aguardava a hora certa para atacar e se atirava sobre a presa com sua boca enorme. O Carcharodontossauro não era veloz, mas tocaiava sua presa e a engolia inteira.
Vantagens do Giganotossauro:
Comprimento: Cerca de 12 a 14 metros.
Altura: As estimativas variam bastante, vão de 4 a 7 metros.
Peso: Aproximadamente 8 a 9 toneladas.
- Quando foi descoberto o Giganotossauro (cujo nome significa em latim ''lagarto gigante do sul'') ganhou manchetes nos jornais de diversas parte do mundo, pelo simples fato de ser maior que o Tiranossauro, embora estimativas mais atuais tenham se aproximado de 13 metros de comprimento (tamanho semelhante ao comprimento do Tiranossauro). E a análise de um fóssil dentário concluiu que ele pode crescer ainda mais!
- As fenestras são proporcionalmente grandes no crânio do Giganotossauro , presumivelmente para reduzir o peso total de seu crânio maciço, atualmente o maior entre os terópodes conhecidos. Dentro do crânio são as áreas habituais e anexos para músculos mordentes poderosos, mas também para uma região olfativa potencialmente bem desenvolvida, indicando um bom olfato.
- Os dentes do Giganotossauro são planos e serrilhados para permitir que ele corte facilmente a carne de sua presa comumente visto na família dos carcharodontossaurídeos (família a que pertence tanto o Carcharodontossauro como o Giganotossauro).
- Isso levou à estratégia de caça proposta do Giganotossauro tendo como alvo os grandes titanossauros sul-americanos, como o Argentinossauro, enquanto alguns carnívoros poderiam facilmente triturar os ossos de suas presas, os ossos do Argentinossauro são simplesmente muito grandes. Mesmo um terópode grande teria dificuldade em triturá-los. Então, em vez disso, o Giganotossauro se adaptou para deixar os ossos e concentrar-se apenas no tecido mais macio. Uma série de mordidas murchas poderia, em teoria, ser aplicada nas pernas e na parte de baixo apenas raspando os dentes sobre a carne. Então todo o Giganotossauro teria que esperar por uma perda de sangue ou infecção para terminar o trabalho. Também é possível que o Giganotossauro alvejou os músculos das pernas para tentar cortar um tendão, cortando o músculo livre do osso. Isso iria aleijar um grande titanossauro para que ele não tivesse absolutamente nenhuma chance de escapar.
- Um Giganotossauro provavelmente não teria sido capaz de atacar um grande indivíduo do Argentinossauro e pode ter focado sua atenção em membros mais jovens e menores. No entanto, foi encontrado fósseis de Mapussauro não muito longe dos restos do Giganotossauro, mas o curioso é que não foi encontrado apenas um, mas sim sete indivíduos juntos! Então os paleontólogos especularam que Mapussauro poderia ter atacado os saurópodes maiores como um grupo, aumentando significativamente suas chances de sucesso. Não se pode dizer se tal comportamento era verdadeiro para o Giganotossauro, mas Mapussauro era muito semelhante a ele, e foi descoberto não muito longe do Giganotossauro. (Lembrando que desconsiderarei a tal capacidade de organização em grupo do Giganotossauro para deixar a luta justa).
- Acredita-se que a velocidade do Giganotossauro fosse de 50 km/h.
Um Carcharodontossauro estava vagando por uma floresta, até que graças a sua visão estereoscópica detectou um Giganotossauro não muito distante, porém o Giganotossauro não demorou muito a perceber a presença do inimigo, já que também possui seus sentidos bem desenvolvidos. Os dois se aproximavam enquanto rugiam um para o outro, não demorou muito para o primeiro golpe vir do Carcharodontossauro que abocanhou ferozmente o pescoço do Giganotossauro. O Giganotossauro consegue se livrar dos dentes de tubarão do Carcharodontossauro, o Giganotossauro, um animal territorialista, se sentiu ainda mais irritado e deu várias mordidas nas pernas e nas partes mais baixas do Carcharodontossauro que foi fortemente ferido. O Carcharodontossauro já apresentava sinais de fraqueza, mas não desistiu e desferiu uma cabeçada contra o Giganotossauro que se desequilibra mas logo se volta em posição de ataque cabeceando novamente o oponente e o derrubando no chão e em seguida mordendo várias vezes sua barriga, acabando por matar o Carcharodontossauro.
Resultado: O Giganotossauro sai vencedor da luta, é uma luta muito equilibrada, mas acredito que o Giganotossauro seja mais forte e maior que o Carcharodontossauro, embora o Carcharodontossauro durante sua existência tivesse vivido com grandes predadores (como o Espinossauro) e presas, o Giganotossauro caçava (mesmo que fosse em bandos) saurópodes como o Argentinossauro! Acredito que o Giganotossauro tivesse mais chances de vencer a luta. Mas devemos lembrar que aquelas velhas observações de quem viu quem primeiro, quem estava mais saudável, a idade dos dois, se estavam em grupo, agressividade, busca por comida e outros fatores interferem muito no resultado. Por isso sempre prefiro colocar dois indivíduos adultos e saudáveis, que estejam relaxados, para se enfrentarem, vale destacar que as mordidas dos dois eram terrivelmente poderosas e danosas, e mesmo que o Giganotossauro levasse a melhor na maioria das vezes ele poderia morrer posteriormente por infecção no local da mordida ou ainda por perda de sangue. Acredito que a luta seja difícil de se ter um vencedor fixo, mas o Giganotossauro, como eu havia dito, parece ter mais possibilidades em ganhar o embate.
*Uma curiosidade muito interessante é que o Carcharodontossauro é tão parecido com o Giganotossauro que pesquisas recentes estão inclinadas a declarar que as duas criaturas pertencem ao mesmo gênero. Nas classificações atuais esses dois dinossauros fazem parte da mesma família, a Carcharodontosauridae.
Fontes PreHistoric Wildlife, Atlas Virtual da Pré-História, Dinosaurs World, Guia Completo Dinossauros e Mundo Pré-Histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário