Sabemos que durante muito tempo os paleontólogos acreditaram que os dinossauros estavam intimamente relacionados aos répteis escamados, inclusive o termo ''dinossauro'' cunhado por Richard Owen em 1842 significa ''lagarto terrível'', mas depois da década de 1960, e em meados da de 1990, surgiram evidências muito significativas que provam que os dinossauros estão mais relacionados com as aves. Inclusive, acredita-se que as aves descendem diretamente dos dinossauros terópodes.
Então, a ideia de que os dinossauros são intimamente ligados com as aves levantou a possibilidade óbvia da existência de dinossauros emplumados. Entre os dinossauros extintos, penas ou tegumento semelhante a penas foram descobertos em dezenas de gêneros através de evidências fósseis diretas e indiretas. A grande maioria das descobertas de penas tem sido para os terópodes coelurossaurianos . No entanto, o tegumento também foi descoberto em pelo menos três ornitísquios, aumentando a probabilidade de que as proto-penas também estivessem presentes nos dinossauros anteriores.
Em 2017, Baron, Norman e Barrett propuseram que penas ou estruturas semelhantes a penas podem ter se originado com o ancestral comum dos Ornithoscelida , um grupo de dinossauros que inclui ambos os terópodes e ornitísquios , os dois únicos clados dinossauros conhecidos nos quais as penas foram observadas. Estruturas filamentosas em alguns dinossauros do grupo Ornithischia (Psittacosaurus, Tianyulong) e pterossauros podem ou não ser homólogas com as penas e proto-penas dos terópodes.
- Scales = Escamas; Filaments = Filamentos; Feathers = Penas
Fonte Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário