sábado, 14 de outubro de 2017

Planárias | O controle endócrino

Olá pessoa, hoje irei falar a respeito do controle endócrino destes animais!

Verifica-se a presença de sistema endócrino a partir de neuro-hormônios, contudo, de forma simplificada, associados à osmorregulação e ao controle da reprodução.

Os pesquisadores rastrearam a expressão de 51 genes de hormônios em diferentes tecidos em todo o corpo da planária. Um desses genes, conhecido como npy-8, parece promover o desenvolvimento e a manutenção dos órgãos reprodutivos do verme.Esta análise mostrou um padrão único de expressão para cada gene (ver imagem abaixo), com alguns expressos apenas em células específicas no cérebro e outros tecidos.


 Aqui abaixo temos as observações feitas por um dos pesquisadores a respeito do npy-8, eles estudaram esse hormônio para tentar retroceder o sistema reprodutor dos esquistossomos, diminuindo assim a propagação das esquistossomose:

"Sabemos há décadas que os neuropeptídeos são importantes para a coordenação da reprodução de vertebrados", disse Jim Collins (um dos pesquisadores). "Mas não está claro se existem tipos semelhantes de mecanismos para controlar o desenvolvimento reprodutivo de invertebrados".Collins começou por interromper o processamento de neuropeptídeos na planária reproduzida sexualmente e percebeu que isso faz com que os órgãos reprodutivos dos animais voltem a um estágio primariamente evolutivo. Esta foi uma forte evidência de que os neuropeptídeos poderiam influenciar o desenvolvimento sexual na planária.

Fonte: https://news.illinois.edu/blog/view/6367/205513

Nenhum comentário:

Postar um comentário