Páginas

domingo, 15 de outubro de 2017

Planárias | Anatomia do Sistema Reprodutor e Reprodução Assexuada

 Olá pessoal, hoje eu irei falar sobre o sistema reprodutor e a reprodução das planárias!

 Os platelmintos geralmente são hermafroditas, podendo ou não praticar a autofecundação, sendo que alguns se reproduzem por partenogênese. As planárias especificamente são hermafroditas.

 Nos turbelários e trematódeos monogenéticos o desenvolvimento é direto. Já nos digenéticos e cestoides é indireto. Os platelmintos de menor porte podem dividir-se por fissão (também chamada de bipartição). As planárias reproduzem-se por reprodução assexuada através de um processo de fissão em que cada metade regenera e forma uma nova planária.

Em A ocorre uma reprodução assexuada por meio de um corte em B a reprodução
assexuada já é por estrangulamento, não havendo cortes.

O processo mostrado em A na figura acima está demonstrado nesta imagem.

Processo de regeneração da região anterior de uma planária.
 Após o corte do seu corpo, os neoblastos (células-tronco pluripotentes) começam a se proliferar, percorrendo todo o corpo (a parte dele) do animal, “completando-o” e formando, posteriormente, um novo animal completo. Veja abaixo a distribuição dos neoblastos pelo corpo da planária:


 Há um registro de 1898 (T. H. Morgan) de que Planárias conseguem se regenerar a partir de um pedaço de 1/279 do seu corpo. As planárias são muito estudadas por cientistas, que analisam e estudam sua incrível capacidade de regeneração.

 Os platelmintos também podem realizar reprodução sexuada, sendo disso exemplo as planárias, que se unem e trocam sêmen, reproduzindo-se por fecundação cruzada. Abaixo vemos a estrutura do sistema reprodutor hermafrodita de uma planária. Cada casulo poderá dar origem a cerca de 20 filhotes.


O casulo

As planárias marinhas, da ordem Polycladida se reproduzem de um jeito diferente, mas ainda são hermafroditas como todas as planárias (Classe Turbellaria). Usarei como exemplo a reprodução de um policládido chamado Persian carpet flatworm, em tradução literal ''Platelminto Tapete Persa''.


A coisa mais interessante sobre o Platelminto Tapete Persa é seu comportamento sexual. Como a maioria dos platelmintos, eles são hermafroditas, assim quando dois indivíduos se encontram e decidem fazer sexo, eles precisam escolher se farão o papel de macho ou de fêmea (ou ambos). Infelizmente, a maioria dos indivíduos prefere ser macho, então esses encontros geralmente terminam em lutas violentas nas quais ambos os animais atacam o parceiro com um pênis duplo, um comportamento conhecido como briga de pênis.

O curioso processo de esgrima peniano

Ao final, o vencedor jorra seu esperma no parceiro e vai embora. Mas a parte horrível ainda está por vir. O esperma parece ser capaz de queimar como ácido através do tecido da pele do receptor de forma a alcançar os tecidos internos e assim nadar até os ovos. Em algum casos extremos o volume de esperma pode ser grande o suficiente para arrebentar o receptor em pedaços.

As planárias terrestres como qualquer outra planária também pode se reproduzir por fecundação cruzada e por regeneração. Veja abaixo duas geoplanas copulando através do processo de fecundação cruzada:



Fonte: Natureza Terráquea

Nenhum comentário:

Postar um comentário