Páginas

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Filo Nematoda | Características e Anatomia

Olá pessoal, se nesses últimos dias eu falei tudo que tinha que falar sobre os platelmintos, agora é a vez dos nematódeos!

Filo Nematoda 




  • Vermes cilíndricos; Podem ser de vida livre ou parasitas;
  • Pseudocelomados; triblásticos e protostômios;
  • Reino Animalia/Metazoa;
  • Sistema digestório completo;
  • Corpo revestido por uma cutícula quitinosa e resistente; Necessitam trocá-la para crescer
  • Anel nervoso ao redor da faringe e cordões nervoso longitudinais;
  • Camadas musculares longitudinais;  As contrações desses músculos só permitem movimentos de flexão dorsoventral. Não há movimentos laterais;
  • Sexos separados, como ou sem dimorfismo sexual;
  • Sistema excretor composto por dois canais longitudinais;
  • Sistema circulatório e respiratório ausentes, ocorre distribuição de material pelo pseudoceloma e respiração por difusão;
  • Ecologicamente bem sucedidos.



Sistema digestório
Tubo digestivo completo, possuem boca e ânus. São enterozoários.

Na boca há o lábio dorsal e os lábios ventrolaterais, que possuem papilas sensoriais e placas cortantes semelhantes a dentes, a faringe musculosa esmaga os alimentos e os dirige para o intestino, que não possui musculatura. A digestão é extracelular através das enzimas digestivas e as células absorvem os nutrientes dos alimentos.

Muitos nematódeos de vida livre são carnívoros e se alimentam de pequenos animais ou de corpos de animais mortos. Os parasitas intestinais recebem o alimento já parcialmente digerido pelo hospedeiro.

Sistema circulatório e respiratório.
Não possuem sistema circulatório e nem sistema respiratório. A circulação dos nutrientes, assim como de gases e substâncias tóxicas ocorre no pseudoceloma.

Os nematódeos de vida livre são aeróbicos e obtêm o oxigênio no meio onde vivem. Os parasitas são geralmente anaeróbicos e fazem fermentação. Dessa forma não requerem oxigênio e a maioria não elimina CO2, porque realizam a fermentação láctica, que não libera esse gás.

Sistema Excretor
Os resíduos metabólicos são excretados a partir do líquido que ocupa o pseudoceloma, por meio de dois tubos longitudinais ligados por um menor, transversal. A distribuição desses tubos, no corpo, dá a eles o nome de tubos em "H". Os dois ramos longitudinais do sistema se abrem em orifícios próximos da boca.


Sistema Nervoso
Possuem dois cordões nervosos que percorrem o corpo do animal, ventral ou longitudinalmente. Da faringe partem os cordões nervosos. O cordão nervoso dorsal é responsável pela função motora, enquanto a ventral é sensorial e motora, sendo considerada a mais importante.

Reprodução e desenvolvimento
A maioria realiza fecundação interna, e em alguns casos há nítido dimorfismo sexual e presença de espinhos copulatórios.

Na cópula, os machos depositam os seus espermatozoides no poro genital das fêmeas. Os machos não possuem poro genital, e a saída dos espermatozoides ocorre pela cloaca.Também são características exclusivas dos nematódeos a ausência de células ciliadas e os espermatozoides ameboides, sem flagelo, deslocando-se por pseudópodos.


A fecundação acontece dentro do corpo da fêmea (fecundação interna). Depois de fecundado, o zigoto se desenvolve dentro de um ovo com a casca resistente. Muitas espécies eliminam os ovos fecundados para o ambiente, onde as primeiras divisões se processam e o ovo se torna embrionado.

O ciclo evolutivo pode ser direto ou indireto, dependendo da formação de larvas por dentro ou fora dos ovos.

Dimorfismo sexual em Ascaris lumbricoides
Ciclo reprodutivo em Ascaris lumbricoides

Imagens de Anatomia de Nematódeos usando como base a espécie mais famosa do filo: Ascaris lumbricoides






Fonte: Wikipédia, biologydiscussion.com, Zoologia Geral de de Tracy I. Storer e Robert L. Usinger e Sóbiologia.

Dentre várias doenças provocadas por nematódeos irei mencionar algumas. Irei começar pela mais conhecida, a ascaridíase, causada pela lombriga (Ascaris lumbricoides):

A ancilostomíase/ancilostomose (amarelão), também chamada de necatoríase e Doença do Jeca Tatu é causada pelo Ancylostoma duodenale ou pelo Necator americanus:


A oxiuríase/oxiurose ou enterobíase/enterobiose é causada pelo oxiúro (Enterobius vermicularis):


A filaríase/filariose (elefantíase) é causada pelo Wuchereria bancrofti:

O bicho-geográfico é uma verminose causada pelo Ancylostoma braziliense:



Este filo é um dos que mais se deu bem na Terra, assim como os insetos e fungos, e curiosamente nós descobrimos isso na escola, porque a maioria deles é de vida livre e são microscópicos, sendo assim, desconhecemos da existência dessa abundância, achando que se tratam apenas de lombrigas e outros parasitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário