sábado, 9 de maio de 2020

Sistema cardiovascular humano

 Olá pessoal, hoje eu irei falar um pouco sobre o sistema cardiovascular dos seres humanos.


 O sistema cardiovascular humano é do tipo fechado e constituído pelo coração, pelo sangue e pelos vasos sanguíneos. A circulação é responsável pela disseminação de alimentos e de oxigênio e retirada dos restos formados pelas atividades celulares, esse trabalho é executado pelo sangue.





 Coração

 Localizado no tórax, entre os pulmões, o coração funciona como um órgão muscular que bombeia o sangue pelo sistema circulatório. Possui dois fluxos de bombeamento, sendo que o lado esquerdo do coração leva o sangue das artérias para o corpo, enquanto a parte direita direciona o sangue venoso para os pulmões.

Os movimento de contração (sístole) e relaxamento (diástole) são responsáveis pelo seu correto funcionamento para impulsionar o sangue.






 O coração possui válvulas que impedem o refluxo sanguíneo: válvula bicúspide/mitral, válvula tricúspide, válvula aórtica e válvula pulmonar.






 Algumas outras estruturas que compõem o coração são o pericárdio, revestimento membranoso exterior do coração, o endocárdio, revestimento membranoso interno do coração e o miocárdio, músculo responsável pela sístole (contração), localizado entre pericárdio e endocárdio.


Ciclo cardíaco:


Controle nervoso:



Sangue

 É um fluido corpóreo que percorre o sistema cardiovascular, tecido conjuntivo especializado sanguíneo, formado por diferentes tipos de células suspensas no plasma, a parte líquida do sangue.

 As funções do sangue são: levar oxigênio e nutrientes para as células; retirar dos tecidos as sobras das atividades celulares (como gás carbônico produzido na respiração celular); conduzir hormônios pelo organismo; importante papel de defender o corpo das ações de agentes nocivos.


Ilustração de microscopia do sangue e tubo de ensaio após centrifugação (um processo de separação de misturas heterogêneas).
  • Glóbulos vermelhos/hemácias/eritrócitos: são células anucleadas produzidas pela medula óssea vermelha, ricos em hemoglobina, uma proteína cujo pigmento vermelho dá a cor característica ao sangue. Têm papel importante na respiração, já que transporta oxigênio e parte de gás carbônico pela hemoglobina. 
  • Glóbulos brancos/leucócitos: são produzidos na medula óssea. São células de defesa do organismo que pertencem ao sistema imunológico. Eles destroem os agentes estranhos, como bactérias, vírus e as substâncias tóxicas que atacam nosso organismo e causam infecções ou outras doenças. Além disso, também possuem papel importante na coagulação do sangue. Quando o organismo é atacado por agentes estranhos, o número de leucócitos aumenta significativamente. Há vários tipos de leucócito:


Diapedese: passagem de células sanguíneas, em especial os leucócitos, através das paredes dos capilares.
  • Plaquetas (trombócitos): são fragmentos celulares. A sua principal função está relacionada ao processo de coagulação sanguínea. Quando há um ferimento, com rompimento de vasos sanguíneos, as plaquetas aderem às áreas lesadas e produzem uma rede de fios extremamente finos que impedem a passagem das hemácias e retém o sangue.
Extra (clique para aumentar):

  • Plasma: Basicamente podemos dizer que o plasma é a porção líquida do sangue, contém água (mais de 90%), proteínas e sais minerais diversos, glicose e vitaminas, entre outras substâncias. Mais detalhadamente ele é responsável pelo transporte de hemácias, leucócitos, plaquetas e outras substâncias dissolvidas, como proteínas (albumina, responsável pela manutenção da pressão osmótico sanguínea; anticorpos; fibrinogênio); nutrientes (glicose, aminoácidos, ácidos graxos); excretas (ureia, ácidos úricos, amônia); hormônios (testosterona, adrenalina); hemoglobinas (ou anticorpos); sais/íons (sódio, potássio); gases (na forma de ácido carbônico). O plasma transporta essas substâncias por todo organismo, permitindo às células a receber nutrientes e excretar e/ou secretar substâncias geradas no metabolismo.

Vasos sanguíneos

 Os vasos sanguíneos formam uma rede de tubos que transportam o sangue pelo corpo. Esses tubos possuem diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial (oxigenado) e venoso (rico em gás carbônico), constituindo o sistema cardiovascular ou circulatório. Geralmente representa-se o sangue arterial em vermelho e o venoso em azul.


 Existem três tipos principais de vasos que fazem a circulação do sangue: veias, artérias e capilares.








 O sangue arterial, com oxigênio e nutrientes, é levado do coração para os tecidos do corpo e o sangue venoso, com gás carbônico e outros resíduos, vão do corpo para os pulmões.


  • Artérias:  vasos por onde passa o sangue que sai do coração, sendo transportado para as outras partes do corpo. A musculatura das artérias é espessa, formada de tecido muscular bastante elástico. Permite, dessa maneira, que as paredes se contraiam e relaxem a cada batimento cardíaco. As artérias se ramificam pelo corpo e vão se tornando mais finas, constituindo as arteríolas, que por sua vez se ramificam ainda mais formando os capilares.Transportam sangue arterial, rico em oxigênio, representado didaticamente pela cor vermelha.
  • Veias: As veias são vasos do sistema cardiovascular que transportam o sangue das diversas partes do corpo de volta para o coração. Sua parede é mais fina que a das artérias e, portanto, o transporte do sangue é mais lento. Assim, a pressão do sangue no interior das veias é baixa, o que dificulta o seu retorno ao coração. A existência de válvulas nesses vasos, faz com que o sangue se desloque sempre em direção ao coração. Importante destacar que a maior parte das veias (jugular, safena, cerebral e diversas outras) transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico (representado didaticamente pela cor azul). As veias pulmonares transportam o sangue arterial, oxigenado, dos pulmões para o coração.
  • Capilares: são ramificações microscópicas de artérias e veias, que integram o sistema cardiovascular, formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias. Suas paredes são constituídas por uma camada finíssima de células, que permite a troca de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico) do sangue para as células e vice-versa (processo de transporte passivo de substâncias denominado difusão).

 Os vasos sanguíneos de calibre maior (artérias e veias) têm mais camadas celulares e paredes mais espessas. Enquanto os vasos de menor calibre são bem finos (arteríolas, vênulas e capilares), geralmente com uma só camada.

 Os vasos são formados por três camadas, também chamadas de túnicas. São elas:
  • A camada interna ou túnica íntima é constituída de uma camada de células endoteliais e uma de tecido conjuntivo frouxo. É separada da camada seguinte (túnica média) por uma lâmina elástica interna, a qual possui pequenos buracos por onde passam nutrientes para as células das camadas mais profundas.
  • A camada intermediária ou túnica média é formada por células musculares lisas, entre as quais há fibras de colágeno e outras. Há uma lâmina elástica externa que separa essa camada da seguinte.
  • A camada mais externa ou túnica adventícia é composta basicamente de colágeno e fibras elásticas.
Pequena e grande circulação



  • Pequena circulação: é o transporte do sangue aos pulmões. Após a hematose (transformação do sangue venoso em arterial, por meio de oxigenação nos pulmões) o sangue
  • Grande circulação: é o transporte do sangue a todo o organismo.

  A pequena circulação transporta sangue do coração aos pulmões e, destes, novamente ao coração (coração – pulmão – coração). O sangue venoso é bombeado do coração para os pulmões onde sofre hematose (transformação do sangue venoso em arterial, por meio de oxigenação nos pulmões) e se torna arterial, após isso é levado de volta ao coração.
 A grande circulação conduz o sangue do coração a todos os órgãos do corpo e é responsável pelo seu retorno ao coração (coração – corpo – coração). O sangue arterial é bombeado do coração para os tecidos corpóreos, de lá ele volta para o coração como sangue venoso (já que forneceu seu oxigênio aos tecidos).

Pulsação arterial

 É o ciclo de expansão e relaxamento das artérias do corpo. Pode ser percebido facilmente em regiões específicas do corpo, sendo útil na abordagem de emergência. A pulsação corresponde às variações de pressão sanguínea na artéria durante os batimentos cardíacos. As pressões arteriais máxima e mínima podem ser detectadas nas artérias do braço e medidas com um aparelho chamado esfigmomanômetro. Algumas veias também podem ter a pulsação percebida, porém são mais raras.

*A expressão pressão arterial (PA) refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias.



Fontes Só Biologia, Mundo Educação, Cola da Web, Stoodi, Toda Matéria, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário