terça-feira, 30 de agosto de 2022

Química e ambiente

 Olá pessoal, vi no Instagram uma publicação da página do Prof. Carlos Alberto Pessoa (@quimicaorganicaprofcap) bastante ilustrativa a respeito de uma aplicação prática dos conceitos de solubilidade e ponto de ebulição para a química ambiental. Então, estou trazendo o conteúdo aqui:

 Em 2005, uma refinaria chinesa da companhia PetroChina, que está localizada na cidade de Jilin na China, explodiu e derrubou benzeno no rio Songhua, no dia 13 de novembro de 2005. O rio Songhua é um afluente do rio Amur, que faz parte da fronteira com a Rússia.

Esta foto mostra a extensão da poluição.

Breve análise de algumas das medidas tomadas:

 Foram utilizadas toneladas de carvão ativado no processo de descontaminação do rio porque ele possui poros que fazem adsorção do benzeno. Assim, ocorre a filtração: a água passa, mas o benzeno fica retidopor interações de dipolo induzido.

 Foi recomendado que a população local fervesse a água antes do consumo, já que a maior volatilidade do benzeno permite que ele seja eliminado na água, diante da fervura. O ponto de ebulição (PE) do benzeno é 80 °C, já o PE da água é 100° C, assim, quando a temperatura durante o aquecimento alcançar os 80 °C o benzeno passará para o estado gasoso, enquanto a água continuará no estado líquido. O menor PE do benzeno se deve ao fato de que a interação entre suas moléculas é feita por forças de dipolo induzido, enquanto que as interações entre as moléculas de água são do tipo ligação de hidrogênio, uma força intermolecular mais intensa.

 Também ocorreu uma orientação para evitar a pesca local, isso se deve ao fato do benzeno ser tóxico e cancerígeno. Ao ser depositado nos sedimentos do rio será assimilado pelos peixes (bioacumulação) e passará para a cadeia alimentar (biomagnificação). Lembrando: biomagnificação é o acúmulo progressivo dos contaminantes ao longo da cadeia alimentar, já a bioacumulação é o processo no qual os organismos podem adquirir contaminantes mais rapidamente do que seus corpos podem eliminá-los. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário