Páginas

domingo, 24 de dezembro de 2017

Planárias | De um jeito simples, para os jovens entenderem

Olá pessoal, como vocês devem saber, eu sempre posto coisas em uma linguagem mais formal, e com palavras mais formais, mas dessa vez usarei uma linguagem normal e de forma direta e simples, para ser como o título diz, para os jovens entenderem!

 Já imaginou ser cortado ao meio e depois de 7 dias... se regenerar! Ou então não ter muita coisa além do seu intestino? Parece um monstro de outro planeta, mas na verdade são simpáticos vermes mais: as planárias!

 Elas são bichinhos meio gosmentos e molengas, já que elas não tem um esqueleto, mas são super dóceis. Apesar de serem chamados de vermes, isso não quer dizer que são seres ruins que irão causar doenças nas pessoas, muito pelo contrário, se você achar uma planária rastejando tranquilamente por aí, quer dizer que você está em um local praticamente sem poluição!


Elas estão por toda parte! Nos rios, nos mares e até mesmo na terra, e possuem os mais diversos tamanhos, algumas são tão pequeninas que nem conseguimos enxergar direito, já algumas conseguem chegar a 60 centímetros! Além disso, elas possuem as mais variadas cores e formas.




 Vocês devem estar se perguntando: O que tem dentro delas? Elas são vesgas! Será que conseguem me ver? O que elas comem?

 Elas são seres muitos simples, que fazem parte de um grupo: o grupo dos platelmintos, os vermes achatados. Dentro delas não tem coração, pulmões, fígados, rins e ossos por exemplo, elas possuem uma probóscide que consegue sair e entrar do corpo, ela a usa para capturar alimento, e é nela que fica sua boca.

  As planárias, já que não são tão grandes, não precisam de um coração para bombear o sangue e distribuir as substâncias pelo corpo, ela consegue fazer isso passando essas substâncias de célula a célula! Esse processo se chama difusão. E como ela também é pequena e achatada, o oxigênio consegue também chegar a todas as células, assim como o gás carbônico consegue ser eliminado.

 Já o intestino se espalha pelo corpo todo, assim fica fácil distribuir os nutrientes dos alimentos! As planárias terrestres geralmente comem por exemplo pequenos caracóis, as marinhas preferem os mariscos, já as de água doce comem pequenos animaizinhos que caem na água, como insetos pequeninos.



Tem um experimento bem legal para ver o intestino da planária, você deve dar alimentos com um corante de cor viva, assim o intestino ficará da cor do alimento:


 Às vezes algumas pessoas perguntam se as planárias fazem cocô, bem... o que elas não digerem, ela bota pra fora pelo mesmo lugar que entrou: a boca. E às vezes também perguntam se elas fazem xixi, na verdade elas possuem um monte de tubinhos minúsculos que acabam indo pra fora do corpo, e por esses buraquinhos elas fazem o ''xixi'', que é bem diferente do nosso!

 E agora, o que todos sempre perguntam: O que elas enxergam? Infelizmente, esses olhinhos simpáticos não veem como a gente, eles só conseguem saber a diferença do claro para o escuro. Pode parecer que isso não ajuda em nada, mas elas não gostam de lugares iluminados, até porque muito sol no ambiente natural iria ressecar nossas amiguinhas que acabariam morrendo.

Agora você se pergunta, então o que uma planária realmente vê? Bom, mostrarei isso agora mesmo. Veja essa imagem de uma flor:


Realmente são muito bonitas, mas uma planária não consegue ver essa flor assim, nosso olho é um olho em câmara, o da planária é muito mais simples, e abaixo você confere a sua estrutura e como ela veria a mesma flor!

Esses olhos são tão simples, que nem são chamados de olhos, mas sim de ocelos. Eles estão ligados ao pequeno cérebro da planária, que irá interpretar a informação que o olho captou.

As planárias quando ficam ''grávidas'' não precisam esperar meses para descobrir se o bebê será menino ou menina, porque elas são hermafroditas, ou seja, possuem os dois sexos!

 Às vezes, elas conseguem se dividir em duas sozinhas, originando uma nova planária!

 Realmente são seres muito curiosos, e ainda mais surpreendentes pela sua incrível capacidade de regeneração. Se você for um desinformado tentando matar uma cortando ela em pedaços ou então esmagando achando que se livrará da coitada inofensiva, irá levar um susto ao ver seus pedaços indo de um lado para o outro e depois de uma semana todos formarão novas planárias! É algo incrível! Veja um exemplo da regeneração caso ela perca apenas a cabeça



 Algumas pessoas gostam de ir além fazendo algumas planárias regenerarem até duas cabeças! Uma observação, é que na imagem B, foi o que eu falei lá em cima, às vezes elas conseguem se dividir em duas sozinha!


 Se você ainda não está acreditando veja essas imagens:


Bom, acho que é só por hoje, algumas coisas a gente pode não entender logo de primeira, mas com o tempo entendemos perfeitamente!

2 comentários: